quinta-feira, 3 de maio de 2018

5 Hábitos A Manter

Olá pessoas!
Com o post de hoje eu quis partilhar convosco 5 hábitos que eu considero essenciais, não apenas para a saúde, mas como para vários aspetos das nossas vidas. A verdade é que a vida é uma correria e o tempo passa mais rápido do que realmente gostaríamos e, por vezes, coisas essenciais ao nosso bem estar ficam para trás. Por esta razão é que eu quis destacar 5 hábitos que todos devemos ter e que são mesmo muito simples e que ocupam muito pouco tempo no dia a dia, mas que podem fazer uma enorme diferença.
1- Já foram inúmeras as vezes que realcei a importância de beber a quantidade recomendada de água e os seus benefícios, assim como partilhei estratégias para poderem melhorar este hábito.Embora, desta vez, eu quero realçar a importância de beber um copo de água logo de manhã, sendo esta a primeira coisa com que se deveriam preocupar ao acordar, pois não ajuda apenas o vosso metabolismo, como também ajuda a acordar o vosso corpo e vos dá alguma energia, embora eu nunca dispense o café da manhã! Ingerir um copo de água ao acordar pode, adicionalmente, controlar o apetite ao longo do dia.
2- Manter o corpo ativo é outro essencial à nossa saúde. É bastante fácil deixarmo-nos levar pela vida de sentados na secretária enquanto trabalhamos dia a após dia, mas a verdade é que isto é bastante prejudicial ao nosso corpo. Somos um organismo vivo e obviamente precisamos de nos mexer! Com isto, não quer dizer que tenham de ir ao ginásio todos os dias para estarem ativos, por vezes basta irem para o trabalho a pé ou pelo menos de transportes públicos. Eu tenho que apanhar comboio e metro para chegar à faculdade e garanto-vos que são muitas as corridas que eu sou obrigada a fazer, haha! Se isto não for possível, pequenas caminhadas diárias são o suficiente para dar mais energia ao vosso corpo. Não importa o método, o que importa é não estarmos parados e termos a certeza que estamos  a dar bom uso ao nosso corpo.

3- Muitos podem pensar que é uma perda de tempo, mas a verdade é que ter os cuidados mínimos com a nossa pele pode fazer maravilhas! Cuidados diários simples como lavar a cara duas vezes ao dia, hidratar o rosto, usar protetor solar, novamente, beber água, são todos passos essenciais e simples que vão fazer uma grande diferença na nossa pele a longo prazo. Até porque todos gostamos de ter uma pele bonita e radiante sem muito esforço, o que é ótimo para nossa auto-confiança, mas se precisam de mais ajuda com este aspeto, eu fiz um post, não há muito tempo, com dicas para ter uma pele bonita e saudável e podem espreitar AQUI.
4- Algo que é facilmente dispensado, especialmente por estudantes universitários, é o sono. Fazer noitadas é algo bastante comum, mesmo quando temos aulas cedo no dia seguinte, e muito raramente encontramos alguém que esteja a dormir as horas necessárias, incluindo a minha pessoa, sou bastante culpada disto. A verdade é que dormir 7 a 8 horas por noite é algo imprescindível para o ser humano conseguir funcionar em geral. Dormir menos de 5 horas por noite e pensar que o vamos recompensar no fim de semana não é uma estratégia que funcione! É mesmo necessário dormir as horas recomendadas por várias razões, primeiramente, porque garante o bom funcionamento do nosso cérebro e ajuda bastante com a memória, depois, porque ajuda a evitar inúmeras doenças, especialmente as que afetam o nosso psicológico. O sono não deve ser subestimado, até porque penso que todos já vimos o efeito da negligencia do sono quando nos deparamos com coisas que fizemos durante a nossa "moca de sono" e pensámos, "como é que eu fiz isto?".

5- Por último, não são só os cuidados com a pele que são importantes, mas também os cuidados que devemos ter com o cabelo. É importante usarmos os produtos adequados ao nosso tipo de cabelo e que acedam a quaisquer necessidades que ele tenha, assim como é importante protegê-lo, especialmente no que toca a aplicar calor. O protetor de calor não deve ser subestimado, o calor dos secadores e pranchas é bastante prejudicial ao nosso cabelo e aplicá-lo diariamente pode causar estragos a longo prazo, por isso tenham a certeza que usam um protetor de calor eficaz. Ter um cuidado extra com o cabelo não é só uma questão de garantir auto-confiança, porque, vamos admitir, quando o nosso cabelo está com um aspeto bonito e saudável parece que o dia até corre melhor, mas também poupa bastante tempo de manhã naqueles dias em que não temos tempo ou paciência para fazer algo ao cabelo para além de o escovar.
Deixo-vos com estas dicas, espero que tenham gostado e que vos tenham sido úteis! Quais são os hábitos que vocês aconselham e não deixam por nada?
Até à próxima!

3 comentários:

  1. Neste momento ando a tentar reorganizar a minha rotina e estes pequenos hábitos têm realmente que começar a entrar nela.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com todas as dicas, são mesmo hábitos extremamente importantes! A essa lista apenas acrescentava os cuidados com a alimentação, porque acabam por também ter influência em tudo isso!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não tenho assim nenhuma rotina, mas goste de conhecer um pouco da tua, acho que também tenho de ver se faço uma
    Beijinhos
    Novo post (Tag Nunca Mais?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar