Como Gerir O Tempo No Regresso Às Aulas

terça-feira, agosto 29, 2017
Olá pessoas!
Este é o post que oficialmente marca o início da série de regresso às aulas aqui no blog! Não me interpretem mal, não é que adore e esteja super entusiasmada para esta altura do ano, mas este é o lado positivo de tudo isto. Criar conteúdo que vos vai ajudar nesta época e também ver todos os outros blogs e vídeos para eu também ter alguma motivação. Caso contrário, chego a setembro de trombas. haha

Para iniciar esta série eu queria abordar este tema que é tão importante nos anos mais avançados de escolaridade. A gerência do vosso tempo. Acreditem quando afirmo que a partir do 11º ano, as coisas vão ser uma balbúrdia. O primeiro ano de secundário nem é assim tão exigente de nós. Acaba por ser o 9º ano com disciplinas e professores mais exigentes, mas nada que não seja controlável. Depois vem o pior e a partir daí, só vai piorar. Por isso é que acho importante partilhar algumas dicas convosco, umas que já utilizava e outras que vou dar uso a partir deste ano. Dicas muito fáceis de seguir e que vos vão poupar imenso stress enquanto se mantém atualizados com o vosso trabalho escolar e outras atividades que exerçam, sem que nada vos escape!


1- A primeira coisa que todos temos que nos mentalizar. A escola é a nossa primeira prioridade, sempre. Depois vem o resto. Se querem alcançar o vosso sonho e a única maneira de o fazer é pela educação, é assim que tem que ser, infelizmente, não existe outra maneira. Tenham a certeza que têm o vosso trabalho preparado antes saírem com os vossos amigos. E que os trabalhos de casa estão feitos antes de sequer pensarem em ginásio. Podem ordenar o resto das vossas prioridades e enumerá-las como quiserem, mas mantenham a escola em primeiro. Fazer isto durante os últimos dois anos foi o que me salvou muitas vezes. Quando ganhei esta noção tive que fazer muitos sacrifícios, o próprio blog sofreu com isso, mas era o que tinha de ser feito. Tive que renunciar muitas coisas que preferia fazer, mas nós temos que fazer, aquilo que tivermos de fazer se queremos alcançar os nosso objetivos.


2- Muitas vezes temos tendência a fazer o chamado "multi tasking". A lógica é que se fizermos duas coisas ao mesmo tempo, poupasse tempo, contudo isto é um erro. O que realmente acontece é que não estamos focados em nenhuma das coisas que estamos a tentar terminar e as coisas não ficam tão bem feitas quanto gostaríamos. Por isso, multi tasking é de se evitar. É mais fácil fazer uma coisa de cada vez e vão ver que tudo acaba de outra maneira. Especialmente se tentarem ver um episódio de uma série enquanto fazem os trabalhos de casa, isto é basicamente chamar ao desastre. Vão demorar muito mais tempo, pois na realidade prestam mais atenção à série do que aos exercícios.

3- Acho que falo por todos quando afirmo que existem dias e momentos em que nos sentimos mais focados. Em que estamos motivados para trabalhar e para fazer tudo o que tivermos de fazer para o dia. Estes momentos são preciosos! Utilizem-nos da melhor maneira, pois vai ser quando vão conseguir fazer mais do vosso trabalho em menos tempo e atingem o pico da vossa produtividade. 


4- Aqueles trabalhos enormes que os professores dão meses para fazer e que nós adiamos tudo até aos últimos dias? Todos nós o fizemos e provavelmente todos nos safámos, mas isto é de evitar. O aconselhável é começarem este projeto o mais cedo possível. Quando chegar a data não vai existir qualquer stress que não têm nada feito. E com mais tempo, talvez tenham um melhor desempenho. Eu sei que é fácil estes trabalhos caírem-nos no esquecimento, eu própria sou culpada de o fazer inúmeras vezes ao longo do meu percurso escolar, mas arranjem maneiras de isto não acontecer, especialmente se tiverem muitos testes na mesma semana. Vai ser tempo que vão poupar para poder estudar em vez de stressar por terem demasiado por fazer. Façam algo hoje que o vosso "eu" futuro vos agradeça por terem feito. 

5- Fazer pequenas listas do que precisam de fazer todos os dias vai ser uma salvação. Organizar as vossas tarefas em "to do lists", por ordem de prioridade, é a melhor maneira de poderem garantir que nada vos escapa e que têm tudo em dia. São feitas em menos de dez minutos e organizam todo o vosso dia num pequeno papel, o que vai tornar tudo mais fácil. Se nunca experimentaram, recomendo imenso!


6- Algo essencial no que toca a gerir tempo. O segredo que vos vai salvar muitas horas de stress e pânico. Algo tão simples como dizer "não". É assim tão simples. Se os vossos amigos querem sair, mas se vocês têm uma apresentação na manhã seguinte, é apenas dizer que não. Se te convidarem para te juntares a mais um grupo desportivo, mas sabes que a escola e os teus hobbies atuais já ocupam todo do teu tempo, diz que não. É tão simples quanto dizer "não". Como já referi, a escola é a vossa primeira prioridade e tudo o que vá disturbar com os vossos planos que eram perfeitos para terem tudo em dia, merece ser um não. Não têm que ter medo de o dizer, nem têm que se sentir mal. Tive que o fazer muitas vezes e custa um pouco, mas sabia que era o certo a fazer. 


7- Por último, mas definitivamente não o menos importante. Lembrem-se que no meio de tanto trabalho, que vocês são humanos e que precisam de tempo para vocês e para descansar. Novamente vem a parte do dizer que não. Se precisam de descansar física e psicologicamente, vão precisar de dizer que não a tudo o resto. A escola é um tempo stressante e não têm que se sentir mal quando chegam ao vosso limite, porque isso vai acontecer muitas vezes. Lembrem-se sempre de reservar um tempinho para cuidar de vocês e manter a vossa estabilidade e bem estar.

Estas são todas as dicas que tenho para vocês hoje, espero que vos sejam algo útil! Quais são as vossas melhores dicas no que toca a gerir tempo?
Até à próxima! 

20 comentários:

  1. Ótimas dicas! É mesmo importante priorizar a escola, mas também não convém obcecar, senão lá se vai o trabalho todo :s
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí está, temos que encontrar um equilíbrio para não ficarmos obcecados. Eu própria sofri um pouco com isso, mas vi pessoas próximas que estavam num estado mesmo paranóico, nem dormiam nada para puderem estudar. Claro que a falta de sono depois refletia-se na pauta. :/
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ótimas dicas! Sem dúvida que é das coisas mais dificeis em tempo de aulas :/
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Ótimas dicas! Eu realmente faço imensas to do lists que me ajudam! E quando tenho de estudar, é desligar televisão, telemóvel, música... Tudo o que me possa distrair!

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste!
      Eu tenho que ter música senão nem me me consigo concentrar, fico a olhar para a parede a pensar na orte da bezerra, haha.

      Eliminar
  4. é ideal sabermo-nos organizar no secundário, porque na faculdade é bem pior! boa sorte para o novo ano letivo.

    https://algodaodoce1234.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já ouvi dizer que sim, até estou com medo!
      Obrigada e igualmente. :D

      Eliminar
  5. adorei o post, esteve super completo
    sem duvida que concordo a 1005 com tudo o que disseste, especialmente o gerir as nossas prioridades e o fazer listas com os afazeres é bom para a escola e para a vida :)
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, significa muito para mim saber isso. :D
      Esse género de listas são um autêntico salva vidas!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. E sem dúvida alguma que não só a mente como o corpo agradecem :P

    Tive sorte de ser sempre muito organizado, o que me ajudou imenso tanto no liceu como na universidade :D
    Ótimas dicas, como sempre :D

    NEW FASHION POST | WOMAN TREND ALERT: Statement Earrings To use NOW.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nem sempre fui, mas com alguma ajuda e motivação, cheguei lá, haha.
      Obrigada, fico feliz por teres gostado. :)

      Eliminar
  7. Gostei imenso do post! Uma das dicas que facilitou a minha vida foi começar a fazer uma To Do List. Sempre que chegava a casa, sabia o que fazer na ordem certa e poupava imenso tempo!!! ótimo post!!

    Xoxo,
    Ciela Unlimited | https://cielaunlimitedblog.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é mesmo essencial à organização! Nada nos escapa dessa maneira, haha.
      Muito obrigada, fico feliz por teres gostado!
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Planear as tarefas numa agenda é essencial!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/09/romwe-wishlist.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é basicamente o básico no que toca à organização! Sem uma agenda, nem que seja digital, é bastante complicado conseguir-mos realmente organizar a nossa vida.
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Muito boas dicas!
    Concordo que a partir do secundário devemos mesmo gerir o nosso tempo e focar no que é mais importante.

    Um beijinho enorme, Vera
    http://nouw.com/planyar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que pude ser útil. :D
      É mesmo muito importante, pois começamos a querer fazer imensas coisas ao mesmo tempo e acaba por ser impossível conciliar tudo.
      Beijinhos

      Eliminar

Com tecnologia do Blogger.